Linhas de Pesquisa

O Laboratório de Genética e Biotecnologia Vegetal desenvolve pesquisa nas seguinte linhas:

Bioinformática

Envolve análises em computador (in silico) voltadas às ômicas, com ênfase em genômica e transcriptômica de vegetais e de suas relações com o meio ambiente e micro-organismos patogênicos ou simbiontes. Também envolve estudos da estrutura e organização genômica, bem como aspectos evolutivos associados. Uma das abordagens mais importantes refere-se à análise de genes e proteínas da defesa vegetal, bem como a modelagem de proteínas e sua análise visando aplicações biotecnológicas em agricultura e na saúde humana e animal.



Biologia Molecular

Envolve a geração de marcadores polimórficos e sequências biologicamente informativas de DNA aplicados ao mapeamento genético de vegetais, à caracterização da diversidade e de bancos genéticos (germoplasma), geração de filogenias, bem como para transformação genética (geração de plantas transgênicas).



Bioprospecção

inclui a análise baseada em transcriptomas, genomas e proteomas de moléculas candidatas para o desenvolvimento de novos produtos com potencial uso na agropecuária e na medicina. Nesse aspecto, destacam-se os peptídeos antimicrobianos de origem vegetal, bem como genes e seus produtos que confiram tolerância a doenças e a estresses abióticos (com ênfase em seca e salinidade).



Biotecnologia

Nosso principal foco nesta abordagem tem envolvido a transformação vegetal (geração de plantas transgênicas) através da técnica de biolística (bombardeamento gênico). Nossa infraestrutura permite também inferências de clonagem vegetal, indução de poliploidia e resgate de embriões, entre outros.



Citogenética Clássica e Molecular

Envolve a análise de cromossomos de plantas e seu comportamento durante os ciclos mitótico e meiótico, com técnicas de coloração convencional, uso de fluorocromos DAPI/CMA e hibridização fluorescente in situ.



Genética Evolutiva e da Conservação

Área voltada para o entendimento dos mecanismos evolutivos e adaptativos de plantas da flora brasileira, através de análises populacionais e filogenéticas com marcadores de DNA, sequenciamento e morfologia. Também mantemos um banco de germoplasma de plantas com ênfase para a região Nordeste do Brasil (sementes, plantas cultivadas, fixações citológicas, banco de DNA e RNA, extratos vegetais).



Mutagênese, Citotoxicidade e Genotoxicidade

Envolve testes in vitro de extratos ou produtos vegetais visando determinar os riscos no uso medicinal desses extratos, avaliando dosagem recomendada e a segurança no uso de fitoterápicos. Atualmente os testes envolvem o ensaio com Allium cepa (cebola) e o teste de micronúcleo.



Palavras mais usadas em nossas pesquisas até 2014